quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Open Access Education e colaboração online

 
Collaborative Open Online Learning from Judy Baker

A própósito do Encontro de Instituições e Unidades do Ensino Superior, decorrido no passado dia 17 de Dezembro de 2013, e da apresentação feita pelo keynote speaker, o professor Terry Anderson [1], tenho reflectido sobre de que forma poderá uma Open Access Education [2] proporcionar ambientes de colaboração efectivos.
Nas minhas habituais pesquisas encontrei este slide que, apesar de ter algumas informações com as quais não estou completamente satisfeita nem segura, traz um tópico muito actual: a contribuição colaborativa de conteúdos para um curso no qual somos simultaneamente alunos e professores.
Esta questão faz-me partir para outra reflexão: como assegurar e manter a qualidade dos cursos criados e alterados a partir de aprendizagens e trabalhos desenvolvidos em colaboração? Que parâmetros de qualidade são estes? Como definir a validade dos parâmetros de qualidade? Deverá ou não existir um elemento que define e depura a colaboração?


[Actualizado 19 de Dezembro de 2013]

Artigo que encontrei sobre os referidos critérios de qualidade.
Learner Generated Content: Quality Criteria in online Collaborative Learning


[1] Terry Andersen tem um livro, editado em conjunto com outros autores, licenciado com creative commons e disponível para downalod livre. Parece ter materias bastante úteis para quem se interessa e quer saber mais sobre e-learning.

[2] Definição de Open Access Education segundo Terry Anderson





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