quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O que significa colaborar?


Se formos a um dicionário como o Priberam, rapidamente encontramos algumas definições para a palavra colaborar. Podemos também equipará-la a vocábulos como cooperar, ajudar, participar. Mas o propósito deste estudo pretende definir qual o significado deste termo quando aplicado ao processo de aprendizagem.

Partilhar materiais de apoio, estudar em conjunto ou pequenas trocas de ideia não significam trabalhar em grupo. Digamos que essas são as interacções inerentes a um processo de aprendizagem conjunto mas, não estabelecem entre os estudantes uma estrutura de interdependência onde cada um desempenha o seu papel para que como um todo alcancem os objectivos traçados. O que significa então colaborar? E porque é que usamos a cooperação como elemento-chave tanto no ensino online como no ensino offline

 “Human beings learn more, flourish, and connect more when they’re cooperating and less when they’re competing or working in an isolated fashion,”
Roger Johnson*

Estudos indicam que a aprendizagem colaborativa traz vantagens ao processo cognitivo:
  • Os alunos integrados em processos de aprendizagem cooperativa tendem a aprender mais, sendo que mais significa desenvolver capacidade de pensamento crítico e competências;
  • Os alunos tendem a manifestar maior interesse por actividades em conjunto o que, consequentemente, eleva os níveis de motivação e faz diminuir a taxa de abandono dos cursos;
  • O trabalho em conjunto desperta nos envolvidos o sentimento de co-responsabilidade; 
  • Actuar em grupo permite o desenvolvimento de trabalhos mais complexos em tempo razoável, o que possibilita uma tomada de consciência das competências necessárias para trabalhar em projectos de grande dimensão;

Que elementos devem existir numa aprendizagem colaborativa? 
Segundo Roger e David Johnson existem cinco elementos chave que nos permitem identificar e desenvolver uma situação de aprendizagem cooperativa com sucesso:
  • Interdependência positiva (cada indivíduo depende e é responsável perante o outro - A diponibilidade para ajudar e aceitar ajuda faz parte do processo);
  • Responsabilidade individual (cada pessoa do grupo é responsável pela aprendizagem dos materiais de apoio)
  • Interacção (entreajuda, partilha de informação e esclarecimento de dúvidas deve ser uma constante entre todos os membros do grupo);
  • Capacidades sociais (capacidade de liderança e comunicação);
  • Desenvolvimento de trabalho do grupo (mecanismos que permitam avaliar como está a ser desenvolvido o trabalho dentro do grupo);

Ainda nao é completamente claro o conceito de colaboração, pelo menos para mim, mas uma conclusão podemos retirar: na aprendizagem cooperativa o sucesso individual de cada um depende directamente o sucesso do grupo.


Bibliografia
Starting Point:Introductory Geology, (2012). Acedido em Dezembro 12, 2013 de http://serc.carleton.edu/sp/library/cooperative/index.html  
University of Minnesota, (2002). Acedido em Dezembro 12, 2013 de http://www.cehd.umn.edu/research/highlights/coop-learning/
Brock Prize Organization, (2011). Acedido em Dezembro 12, 2013 de http://www.brockprize.org/laureates

Fonte das imagens: http://www.sxc.hu (imagens de livre utilização)

*  Roger e David Johnson são irmãos e co-diretores do Centro de Aprendizagem Cooperativa, na Universidade de Minnesota. Desde meados da década de 1960, têm trabalhado para implementar práticas de aprendizagem colaborativa em todos os níveis de escolaridade (pré-escola até a pós-graduação).
Em 2007 ganharam o Brock International Prize in  Education.

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